Polo de agricultura de precisão e big data

Como será o futuro na agricultura? Você imaginaria ver o Vale do Silício e as revoluções disruptivas mergulhadas na agropecuária? E as nanotecnologias e o reino digital tomando conta do novo olhar sobre cada planta, grão de terra, animal? Ou mesmo imaginar o design de genes?

Se você só admira o que é 100% natural, o orgânico total e completo, pense então num emissor de sinais instalado na raiz de uma planta de acerola orgânica. Em Ubajara -CE, essa tecnologia já existe. Ela emite informações para um processador que aciona a irrigação por gotejamento dependendo do grau de umidade, e ativa o húmus para ser produzido numa fábrica de minhocas, controlada numa base de dados que se manifesta e gerencia também a escassez da água. Genial, não acha?

A tecnologia sendo usada no campo

O Big Data chegou no agronegócio isso já sabemos porque os robôs e drones já fazem parte da gestão de propriedades  rurais à distância. Mas, onde você pode estudar sobre isso?

Na cidade de Pompéia, interior do estado de São Paulo, a Fundação Shunji Nishimura em parceria com a FATEC – Faculdade de Tecnologia de São Paulo e o Centro Paula Souza lançaram o primeiro curso de graduação brasileiro, o Big Data no Agronegócio.

Para a aula inaugural, a empresa IBM, que se associa à Fundação Nishimura, realizou uma palestra e anunciou que entrará com a construção da plataforma Big Data no agro.

Excelente notícia para jovens do país inteiro, pois agora têm onde estudarem sobre o agronegócio com. A nova

Agropecuária significa uma agromontadora tecnológica de sustentabilidade intensiva intensiva e de Big Data. Sem dúvida do cinturão tropical planetário!

Posted by Tejon in : Tejon,