Plataforma Sampa+Rural, busca conectar áreas rurais de SP

O projeto tem o intuito de reunir iniciativas de agricultura, turismo e alimentação saudável em um só lugar.


A maior cidade da América Latina e entre as maiores metrópoles do mundo,  São Paulo em parte se diferencia da percepção urbana e cosmopolitana de estrangeiros e de seus próprios moradores. Isso porque o município que conta com pólos industriais avançados e ricos sistema de produção tecnológica, conta com 28% de seu território localizado em zonas rurais, o que segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, totalizam 420 km², com mais de 40 mil habitantes.

Com o intuito de divulgar e conectar a diversidade da zona rural com a cidade e as pessoas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano por meio do Projeto Ligue os Pontos criou a plataforma Sampa+Rural, site que reúne informações sobre desenvolvimento rural sustentável, turismo, meio ambiente e alimentação saudável.

Como a própria descrição do projeto pontua, a plataforma é um espaço onde “qualquer cidadão pode explorar e descobrir as zonas rurais da cidade”. Além disso, “de forma simples, é possível encontrar dados sobre onde comprar produtos locais, quem são os empresários rurais e agricultores da cidade e quem comercializa esses produtos. A plataforma também traz atrações turísticas ligadas à natureza e turismo rural, mostrando as características ambientais e econômicas dessas regiões”.

O projeto que de início, foi criado para a cidade de São Paulo, conta com código aberto, podendo ser replicado por outras cidades do Estado, do Brasil e até outros países. Além disso, todos os dados do Sampa+Rural estão disponíveis para download e qualquer cidadão pode solicitar inclusão de informações relevantes.

Matéria: Anderson Oliveira

Fonte: https://sampamaisrural.prefeitura.sp.gov.br/

Posted by Professor Cyro in : Sem categoria, Nenhum comentário em Plataforma Sampa+Rural, busca conectar áreas rurais de SP

Deixe seu comentário