Cooperativismo no Transporte

Cootram, Vale Log, Coomap, exemplos de cooperativismo no transporte. São 5 milhões de propriedades agrícolas e 2 milhões de caminhões. Começa a safra 2019/2020.

Quinhentos mil caminhoneiros autônomos, 100 mil motoristas em cooperativas de transporte e mais de 1 milhão de produtores rurais em cooperativas do agronegócio.

Pelo lado dos produtores rurais, setembro, no Brasil, a grande safra brasileira começa agora. O movimento dos plantios dos grãos, da primeira safra, para depois dessa colheita ter início a segunda safra.

Precisamos de uma lavoura forte no Brasil, como seguro para uma economia que pode continuar não crescendo em 2020. Existem momentos na vida em que não podemos errar. Hora de saber plantar.

Produtores rurais brasileiros. Gente que faz e cria. Conselho fundamental, diversifique sua produção e controle seus custos. Adote os fundamentos da agricultura de baixo carbono. Inicie integração lavoura pecuária, floresta, as frutas, hortaliças, piscicultura, pimenta, citros, seringueira.

Pessoal do Rio Grande do Sul, do arroz, aprendendo a fazer integração com outros grãos. No Nordeste, viva a macaúba contra a seca, pecuária legal na Amazônia, não esqueçam do biocombustível e do feijão.

Pelo lado dos caminhoneiros, categoria vital nas cargas. De um lado levando o fertilizante, os insumos e a tecnologia para o campo, e depois carregando nos seus caminhões a produção para as cidades e a exportação.

A Coomap, Cooperativa de Transportes da Bahia, São Sebastião do Passé, tem um motorista, o Estrela, que me enviou uma mensagem para que os caminhoneiros autônomos busquem a solução do cooperativismo no transporte para o seu sucesso pessoal, e de todo o agro que tem nos produtores e caminhoneiros dois elos fundamentais para a felicidade de todos. Obrigado Estrela, lá da Coomap Bahia.

Falamos muito de personalidades famosas do mundo político, internacional, do presidente da república, e está na hora de falarmos muito mais de brasileiros que trabalham, realizam e criam e, no agronegócio, os produtores e produtoras e os motoristas como o Estrela da Coomap Bahia e também as caminhoneiras que já crescem nessa atividade.

Boa safra para todos, para os que plantam e colhem e para os que carregam e entregam. E na logística o maior de todos os desafios estruturais do país. Agronegócio brasileiro: produtora e produtor no campo, na estrada a caminhoneira e o caminhoneiro – gente que supera, povo guerreiro.

José Luiz Tejon

Posted by Tejon in : Tejon,