A influência da pandemia nas preferências do consumidor

Tradução por Vinícius Bento;

A pandemia mundial que estamos enfrentando atualmente, não apenas nos obrigou a mudar nossa rotina diária em função de evitarmos o contágio, mas possibilitou a mudança de hábitos que temos hoje em dia que não tínhamos a 6 meses atrás.

De acordo com Andrea Bell, diretora pela WGSN Insight (Worth Global Style Network) líder global em análises e previsões de tendências, em sua pesquisa “O consumidor do futuro 2022”, mostra que as tendências que eram pra se desenvolver ao longo dos próximos 10 anos se integraram em nosso modo de vida em apenas algumas semanas, afetando a forma como escolhemos os produtos que consumimos e também modificando a forma em que chegam a nossas casas.

Frente a essa onda de propostas e mudanças, o consumidor tem feito algumas escolhas que marcarão a forma em que se irão se relacionar com as marcas e seus produtos a partir dos dias de hoje.

Imagem 1. Insights do consumidor durante a pandemia
Fonte: Apresentação do Prof. Alejandro Zampirle, IAE Business School Junio, 2020.

O Produto


Produtos de alta qualidade, preços razoáveis e com medidas de biosseguridade


Maior rendimento e cuidados com a saúde. Tendência de consumir alimentos mais saudáveis para manter e/ou fortalecer o sistema imunológico.


Ingredientes orgânicos e naturais


Matérias primas sustentáveis terão vantagem devido a suas características únicas de origem.

Processo de Aquisição


B2C ou Business-to-consumer, chegada do produto direto ao consumidor. Agora estamos lidando com um cliente mais conectado e com menor disponibilidade aos canais normais de distribuição. As fábricas estão implementando plataformas de venda direta que estão sendo muito bem recebidas pelo consumidor.


A simplicidade é importante: processos de compra devem ser simples, rápidos e seguros.


Priorizar entregas rápidas e com biosseguridade.

O contato com o cliente


Desenvolvimento da comunicação: vídeos, transmissões ao vivo por redes sociais e estar atento a responder as perguntas realizadas através dos chats são algumas das ferramentas que atraem o cliente.


Call Centers eficientes, que solucionem os problemas do usuário sem a necessidade do cliente ir até o local físico. Transparência e rastreabilidade imediata dos produtos.


Responsabilidade social é um dos pontos que podem pesar na balança no momento em que o cliente precisa tomar uma decisão.  Nos tempos difíceis demonstre solidariedade e apoio às causas sociais.

Essas tendências estão se desenvolvendo em nível global e muitas delas podem ser encontradas em nosso país. No Equador devemos levar em consideração uma maior preferência pela relação qualidade/preço e um consumidor que irá priorizar a aquisição de bens de primeira necessidade como a alimentação. Na medida em que possam ser atendidas essas necessidades a nova realidade é preciso que a indústria equatoriana faça inovações em seus produtos, e em grande medida otimize os processos produtivos e a sua logística.

Embora seja verdade, em nosso país ainda existe um espaço muito grande na implementação da inteligência artificial e na realidade aumentada (RA) como forma de proporcionar uma experiência ao cliente, no momento esses serão os maiores atrativos ofertados para serem apresentados aos consumidores.


Ing. Ruth Salinas


Fonte:https://ruth-celeste.wixsite.com/ruthcelestesalinas/post/influencia-de-la-pandemia-en-las-preferencias-del-consumidor

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